Possuo um forno com aquecimento a gas e no mesmo faço alguns tratamentos como recozimento, normaliozaçao e revenimento.
Acontece que em alguns ciclos aparecem carepas e descarbonetaçao, como fazer para evitar este problem?
scarraschi@itelefonica.com.br
Respostas:
Carepas e Descarbonetação
enviado
em 10/10/2007
Boa dia amigo, muito estranho esse problema apresentado, a principio , qual o material que você processa no seu forno ?
Eduardo Gois
Carepas e descarbonetação
enviado
em 10/01/2008
Isso também aconteceu comigo, e, para proteger a superfície da formação de carepa e descarbonetação eu a envolvo com massa refratária ou tinta refratária de moldação.
Daniel Machado
Carepas
enviado
em 19/05/2008
Olá, se o forno em questão possue atmosfera cotrolada e for do tipo câmara, a descarbonetação pode ser causada por uma mápreapração da atmosfera do forno,ou entrada de N2 ou ar de diluição.
quanto à carepa , pode ser que o gás(endotérmico) protetor não esteja sendo eficaz .ou ainda exista presença de O2 na atmosfera.
Vale lembrar que os comentários são validos para fornos tipo câmara.
um abraço
Joaquim
Joaquim
Carepas
enviado
em 19/05/2008
Olá, se o forno em questão possue atmosfera cotrolada e for do tipo câmara, a descarbonetação pode ser causada por uma mápreapração da atmosfera do forno,ou entrada de N2 ou ar de diluição.
quanto à carepa , pode ser que o gás(endotérmico) protetor não esteja sendo eficaz .ou ainda exista presença de O2 na atmosfera.
Vale lembrar que os comentários são validos para fornos tipo câmara.
um abraço
Joaquim
Joaquim
Descarbonetação + crescimento de grão
enviado
em 10/03/2009
Tenho presenciado em nosso forno descarbonetação e crescimento de grãos excessivos para aços SAE 1020.
Temos forno com atmosfera controlada e antes de cada tratamento o tubo sofre tratamento quimico para remoção de óleo ou decapagem ácida.
Gostaria, se possível, uma orientação para qual dosagem de N2 e H2 devo utilizar e quais temperaturas devo adotar, sendo que meu forno é contínuo e apresenta regulagem para tres zonas de aquecimento.